Biografia

IMG_1874_1

“Nasci ao som das ilhas e delas herdei o ritmo e o sentir. A música sempre esteve presente na minha vida através de uma mãe, cabo-verdiana, que me ensinou a cantar e a dançar, de um piano que desde os meus cinco anos nos foi oferecido pelo meu pai, alentejano, e uma casa cheia de irmãos e vida numa pequena cidade alegre e musical chamada Mindelo, onde nasci. O Mindelo é a terra mais diversa, culturalmente falando, de Cabo Verde. Pela sua baía e porto povoados, chega sempre muita gente de outros países. A população tem a mente muito aberta, e uma sensibilidade musical única. Crescer ali, deu-me um sentido de ritmo e noção do mar únicos. O som do mar deu-me um sentido imenso de liberdade que tem expressão na minha música.

Ainda muito pequena cantei com os mais conhecidos grupos de Cabo Verde daquela época incluindo “A Voz de Cabo Verde” , “Ritmos Caboverdianos”, “OsTubarões”, “Bulimundo” entre outros. Estudei em Cuba (1975-1980) onde participei em vários programas radiófonicos cantando e acompanhando-me ao violão (1980-1984). Mas foi em Portugal já a caminho de casa com marido e três filhos que gravei o meu primeiro LP intitulado” Mares do Sul” com a produção musical de Paulino Vieira e Péricles Duarte (1988-89).
Seguiu-se o regresso a Cabo Verde, altura em que, a convite de Mário Lucio Sousa, juntei-me ao grupo Simentera com o qual gravei “Raíz”,” Barro e Voz”, “Simentera En Serenata” e “TR’aditional”.

A solo editei “Menino das Ilhas”, um CD para crianças também produzido por Paulino Vieira,com a participação da minha filha Sara nessa altura com 8 anos; ”Sentires”, “De Cor a Som”,”Voz”os três produzidos musicalmente por Mario Lúcio“;Andante” uma compilação de temas gravados a solo e com o Simentera e “Gerassons”, trabalho discográfico feito com a minha filha Sara; a produção musical teve a assinatura de Kisó Oliveira e Ricardo de Deus.
Já fiz concertos en toda Europa com o Simentera e a solo.

The Soothing Voice From Cabo Verde